Auditores Fiscais empossados esta semana começam Programa de Capacitação

Depois de receberem as boas-vindas à SEFAZ-RJ do governador Luiz Fernando Pezão e do secretário de Fazenda Renato Villela, em cerimônia de posse no Palácio da Guanabara na quarta-feira (7/5), os 24 auditores fiscais começaram nesta sexta.

Auditores Fiscais empossados esta semana começam Programa de Capacitação

Depois de receberem as boas-vindas à SEFAZ-RJ do governador Luiz Fernando Pezão e do secretário de Fazenda Renato Villela, em cerimônia de posse no Palácio da Guanabara na quarta-feira (7/5), os 24 auditores fiscais começaram nesta sexta (9/5) o Programa de Capacitação para a categoria, promovido pela Escola Fazendária. Serão dois meses de treinamento, teórico e prático, para que os novos servidores conheçam as atividades, áreas, desafios e metas da SEFAZ-RJ.

O secretário Renato Villela abriu as atividades do programa parabenizando a todos pela conquista e contextualizou o atual momento da SEFAZ-RJ. “Depois de ficar para trás por anos no quesito tributação, o Estado do Rio de Janeiro começou a mudar esse cenário a partir de 2007 e hoje está em pé de igualdade com outros Estados da Federação. O PIB do Estado cresce quase o dobro da média do PIB nacional e somos o Estado que mais atrai investimentos desde 2011. Isso é resultado da recuperação que conseguimos por meio da mudança de prioridades do Governo. Uma delas é investir no funcionalismo e na sua capacitação. Na SEFAZ-RJ, por exemplo, aumentamos o quadro de pessoal com 15 concursos desde 2007, o que permitiu aumentar a fiscalização e a arrecadação, que, por sua vez, permitiram maior desenvolvimento das políticas públicas para atrair o setor privado”, disse o secretário, complementando que os novos auditores fiscais são fundamentais para reforçar o trabalho que vem sendo feito. “ Precisamos de servidores bem preparados, com capacidade de análise e dispostos a alcançar os melhores resultados para financiarmos as políticas públicas do Governo”.

Renato Villela também homenageou dois servidores que representaram a juventude e a maturidade do grupo de 24 auditores fiscais. Fabricio Massena Petruccelli (24) e Adriana Queres Rodrigues (43) receberam certificados das mãos do secretário. Os dois foram unânimes em afirmar que estão felizes e motivados para o curso de capacitação e iniciar as atividades na SEFAZ-RJ.

O subsecretário de Receita George Santoro também participou da abertura do Programa de Capacitação de Auditores Fiscais e falou das atividades da Receita e das melhorias realizadas na subsecretaria nos últimos anos para agilizar o trabalho dos servidores. “Por muito tempo o Estado do Rio ficou afastado dos fóruns de discussão tributária porque estávamos desatualizados, mas isso mudou em função dos investimentos que fizemos em infraestrutura e recursos humanos e ainda estamos fazendo em sistemas tecnológicos, para ganhar agilidade nos processos e no armazenamento e cruzamento de dados, permitindo melhor qualidade de trabalho e resultados. Temos 42 inspetorias espalhadas no estado e todas foram melhoradas ao longo do nosso trabalho”, destacou Santoro.

Vale ressaltar que os 24 auditores fiscais empossados esta semana e que estão no Programa de Capacitação da Escola Fazendária participaram do sexto concurso promovido pela SEFAZ-RJ para a categoria desde 2007. Ao todo, 591 auditores fiscais foram empossados no período, sendo 434 homens e 157 mulheres. Nos concursos realizados para auditor, a estratégia da Fazenda é oferecer entre 50 e 100 vagas para que o novo pessoal possa ser bem preparado pela Escola Fazendária.