Atividades do Grupo Estadual de Educação Fiscal atingem quase mil pessoas no Rio de Janeiro em 2023

Prêmio Estadual de Educação Fiscal obteve aumento de aproximadamente 260% no número de inscrições

Em 2023, o Grupo Estadual de Educação Fiscal do Rio de Janeiro (Gefe-RJ) expandiu o alcance do tema. Foram cerca de 980 alunos, professores e gestores da rede pública Estadual de Educação sensibilizados por projetos do grupo. Entre as ações realizadas estão o Prêmio Estadual de Educação Fiscal, que bateu recorde de inscrições, o Educação Fiscal nas Escolas, Educação Fiscal em Debate e Cidade Constitucional: Rio de Janeiro, Primeira Capital da República.

O maior destaque do ano foi o Prêmio Estadual de Educação Fiscal. Em comparação com as 141 inscrições de 2022, o último concurso teve um aumento de aproximadamente 260% totalizando 371 trabalhos inscritos, dentre redações de alunos das turmas dos ensinos Médio e Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Socioeducação, além de projetos na categoria Escolas.

A maior adesão também se deve às visitas do projeto Educação Fiscal nas Escolas, que buscou promover o prêmio para 35 estudantes do Colégio Estadual Dom Helder Câmara e 40 agentes de leitura da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro da Diretoria Regional – Metropolitana III.

Já o Educação Fiscal em Debate contou com três edições apenas em 2023. Além de um evento, que reuniu 180 professores, coordenadores pedagógicos e diretores da rede estadual de ensino no auditório da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), foram realizadas duas lives para auxiliar alunos e docentes a desenvolverem redações para o prêmio. As transmissões ao vivo foram assistidas por 188 participantes.

Em sua oitava edição, o “Cidade Constitucional” seguiu apresentando aos cidadãos a importância do trabalho realizado dentro de instituições como a Sefaz-RJ, o prédio do Tribunal de Contas do Estado, o Palácio da Fazenda Federal e o Tribunal de Contas do Município do Rio. Participaram 32 estudantes universitários e docentes da rede Estadual.