Programação Orçamentária, Financeira e Contábil

Estado realiza reunião de abertura da programação orçamentária, financeira e contábil de 2024

Estado realiza reunião de abertura da programação orçamentária, financeira e contábil de 2024

Foi realizada nesta quarta-feira (21/02) a reunião de abertura da programação orçamentária, financeira e contábil de 2024, na qual gestores de diversos órgãos da Administração Pública estadual receberam orientações e tiveram acesso a novidades da execução de despesas para este ano. Realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag) e com a participação da Secretaria de Estado de Fazenda, o evento aconteceu no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Pela Seplag, compareceram o subsecretário de Planejamento e Orçamento Rafael Abreu e a subsecretária adjunta de Orçamento Monica Maria de Souza. A Sefaz foi representada pelas subsecretarias do Tesouro e de Contabilidade. Pela primeira área, o subsecretário Bruno Schettini anunciou, para a primeira quinzena de março, a publicação de um decreto de tesouraria que vai trazer todas as disposições referentes aos atos de execução financeira, orientando e dando maior dinamismo à atividade. Entre os temas que serão abordados pelo decreto estão programação financeira, ordem cronológica de pagamentos, adiantamentos, suprimentos de fundos e cartão de pagamento.

“Estamos promovendo mudanças que vão facilitar a vida dos servidores do estado e dar mais segurança às entregas de políticas públicas”, afirmou Schettini.

Na Contabilidade, a subsecretária Yasmim Monteiro destacou a realização, no próximo dia 4, de uma qualificação para o uso do sistema Flexvision 3.0, usado para a extração de relatórios, que recebeu atualizações importantes dentro da nova versão do Sistema Integrado de Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil (Siafe-Rio).

“Essa qualificação dará ferramentas para que os gestores obtenham dados confiáveis, auxiliando no processo de tomada de decisão. A contabilidade tem um papel fundamental nesse processo de implementação do orçamento, pois é a área que gera a informação final para a sociedade e os órgãos de controle”, explicou a subsecretária.

Fonte: ASCOM / SEFAZ-RJ