Servidores têm projetos de pesquisa validados no Mestrado Profissional em Administração Pública da FGV

Etapa antecede a entrega da versão preliminar e defesa da dissertação

Os 30 servidores do Mestrado Profissional em Administração Pública, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV EBAPE) estão perto de obter o título de Mestre. Após finalizarem o ciclo de disciplinas, os alunos entregaram, em setembro, os projetos de pesquisa para validação dos professores.

No momento, os mestrandos estão dedicados à elaboração das dissertações, que devem ser defendidas em fevereiro. A Analista da Fazenda Karine Venâncio compartilhou a expectativa para o último passo da qualificação: “A entrega do projeto de pesquisa foi marco nessa trajetória, porque pude colocar em prática os ensinamentos teóricos. A turma está focada em contribuir para a melhoria do órgão e eu estou tendo apoio dos meus colegas da Sefaz, que estão participando das entrevistas”.

Além disso, durante a última semana de junho, 18 servidores foram selecionados com base no desempenho acadêmico para participar do módulo internacional na cidade de Utrecht, na Holanda. Realizado em parceria com a TIAS Business School, o intercâmbio serviu para que o grupo entendesse a perspectiva europeia sobre transformação empresarial e impacto social, além de compará-la com a realidade brasileira.

A programação contou com palestras sobre ecossistemas de colaboração, governança e cultura holandesa, modelagem de negócio e inovação, e visitas técnicas ao centro de inovação e tecnologia de Eindhoven, BrainPort, e às cidades de Bruxelas, Utrecht e Amsterdã.

“Tivemos uma experiência ímpar enquanto servidores públicos. Foi importante ver como o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia formulam políticas públicas para atender 27 países com diferentes realidades socioeconômicas e geográficas e trazer essa percepção para nossa realidade”, destacou o Auditor Fiscal da Receita Estadual Breno Carvalho.

Ao longo da capacitação iniciado em março de 2023, seis servidores publicaram artigos científicos na Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa da FGV e outros cinco representaram a instituição na competição global “The NASPAA Student Simulation Competition” de 2024.