Servidores da SUBCONT participam de treinamento de Conformidade Contábil e Fiscal na Efaz

Curso prepara equipe para avanço do Rio de Janeiro no Ranking de Qualidade do setor

Os servidores da Subsecretaria de Contabilidade Geral (SUBCONT) realizaram, com o apoio da Escola Fazendária, o treinamento de Conformidade Contábil e Fiscal. Realizado de segunda (01) a quarta-feira (03/09), a capacitação teve o objetivo de preparar 25 membros da equipe para o aperfeiçoamento do trabalho com foco na evolução do Estado do Rio de Janeiro no Ranking Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.

“A SUBCONT trouxe essa capacitação para o Estado com o objetivo de subirmos da nota B para a nota A no ranking. Para isso, contamos com uma referência nacional em contabilidade Aplicada ao Setor Público. Vamos adquirir esses conhecimentos e praticá-los nos nossos processos”, ressaltou o subsecretário Adjunto de Contabilidade Geral Bruno Campos.

Ministrado por Ricardo Rezende, superintendente Central de Contabilidade e Contador Geral de Goiás – Estado que, atualmente, ocupa o primeiro lugar no ranking – o curso deu orientações sobre o aperfeiçoamento da matriz de saldos contábeis e o diagnóstico da qualidade da informação contábil e fiscal. O instrutor explicou a importância dos procedimentos: “Com isso, é possível promover as iniciativas necessárias para aprimorar e corrigir os erros para atingir a nota A”.

Rezende também destacou a prioridade do trabalho de avanço no ranking: “Essa nota A é muito importante, pois qualifica o Estado em uma série de situações, como acesso a operações de crédito, a garantia da regularidade e, principalmente, a entrega de informações com qualidade à sociedade e aos gestores para a tomada de decisões”.

Laura Alves, assistente da SUBCONT, destacou que receber os conhecimentos vai contribuir bastante para o objetivo da equipe. Ela afirmou: “Esse curso traz um amadurecimento, uma visão de como o Estado do Rio de Janeiro pode progredir na melhoria da nota. O mais importante é a informação contábil de qualidade e fidedigna”.