Segundo dia da Semana Fazendária Rio é marcado pelo início da 77ª Reunião Ordinária do Gefin

Segundo dia da Semana Fazendária Rio é marcado pelo início da 77ª Reunião Ordinária do Gefin

As atividades do plenário foram abertas pelo secretário de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro Leonardo Lobo, que ressaltou a relevância da reunião para o crescimento dos estados. “Fiz parte do Gefin e sei da importância que esse grupo tem para impulsionar os debates que trazem resultados significativos para a gestão pública. É essencial aproveitarmos essas discussões para entender os temas que afetam não só o nosso estado, mas também os demais, pois assim criamos um espaço de cooperação para desenvolvimento de cada ente”, disse.

Elói Astir Stertz, presidente do Gefin, também acrescentou a respeito da oportunidade de integração entre as unidades: “Estamos aqui para ouvir nossos colegas, participar das reuniões e extrair as melhores experiências desse grande encontro”.

Nesta terça-feira, o grupo também discutiu propostas para o aprimoramento da consulta pública da Capacidade de Pagamento (Capag) e apresentou os resultados de alguns Grupos de Trabalho: Previdência; Sustentabilidade Fiscal; Dívida, Precatórios e Captação de Operações de Crédito e Tesouraria.

Entre os destaques das apresentações do Gefin estão as propostas da Subsecretaria do Tesouro do Rio de Janeiro de mudanças nas regras do Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e de Descentralização de Pagamentos por Limite de Saque.