Sefaz-RJ recepciona alunos de mestrado promovido pelo Comsefaz e UNED

Evento detalha programação do curso, que conta com dois servidores da Fazenda fluminense

O secretário de Estado de Fazenda Leonardo Lobo participou do lançamento do curso de Mestrado Oficial em Fazenda Pública e Administração Financeira e Tributária, promovido pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) em parceria com a Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED), o Instituto de Estudos Fiscais (IEF), ambos da Espanha, e o Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT). O seminário de boas-vindas, que aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil nesta quinta (18/07) e sexta-feira (19/07), foi organizado pela Secretaria de Fazenda (Sefaz-RJ).

Em sua segunda edição, o mestrado semipresencial conta com 37 servidores fazendários de diferentes regiões do país, sendo dois da Sefaz-RJ. Os encontros na capital fluminense serviram para que a turma pudesse saber mais sobre o programa acadêmico e o corpo docente do curso, assistir às primeiras aulas e participar de atividades de integração.

A dívida dos Estados com a União e as propostas de repactuação defendidas pelo Comsefaz foram tema de uma apresentação realizada pelo secretário Leonardo Lobo durante as aulas inaugurais. Já o secretário de Fazenda do Pará René Sousa discutiu a regulamentação da Reforma Tributária, aprovada neste mês pela Câmara dos Deputados, junto aos mestrandos.

“Nós esperamos que os servidores voltem com um conhecimento diverso tanto sobre o que está acontecendo nas demais unidades da federação quanto no mundo, em especial na América Latina, para que possamos promover políticas públicas mais eficientes”, afirmou Lobo.

O subsecretário-geral Gustavo Tillmann representou, no dia 18/07, a Sefaz-RJ na mesa de abertura do evento, na qual também participaram a coordenadora do Comsefaz, Marcela Batista; o coordenador do mestrado, professor José Manuel Guirola; o diretor da Escola de Fazenda Pública do IEF, Ignacio Corral Guardaño; a professora do curso Celia Carvalho; e o cônsul geral da Espanha no Rio de Janeiro, Ángel Vázquez Dias de Tuesta.