SEFAZ-RJ participa da 66ª Reunião da COGEF

Encontro promoveu discussões sobre modernização da gestão fiscal

 

Servidores da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) marcaram presença na 66° Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF), realizada na cidade de São Paulo. No encontro, que aconteceu entre os dias 1º e 3 de dezembro, aconteceram discussões sobre a modernização da gestão fiscal.

O primeiro dia foi marcado pela reunião do grupo técnico COGEF-TI, palco de uma série de debates sobre segurança da informação e uso da inteligência artificial. Nela, o Auditor Fiscal da Receita Estadual e Assessor da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SUBTIC), Bernardo Bruno Marques, apresentou o tema “IA e Segurança da Informação no contexto da Sefaz-RJ”. A política de segurança da informação, os critérios de uso de ferramentas de inteligência artificial e propostas de uso de assistentes virtuais foram alguns dos temas apresentados na ocasião.

“A atuação da SEFAZ-RJ no âmbito da COGEF-TI reforça as pautas de modernização da gestão pública e promove avanços essenciais para os fiscos estaduais. Esse movimento incentiva a adoção de tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial, com a devida observância aos padrões de segurança e regulamentação, criando condições para fluxos de trabalho mais rápidos, precisos e eficientes”, destacou Célia Flores, Subsecretária de Tecnologia da Informação e Comunicação.

A comissão tem como objetivo coordenar e harmonizar tecnicamente os programas de modernização da gestão fiscal das Unidades Federativas. Além disso, ainda atua promovendo cooperação e integração entre as Fazendas Públicas, incentivando o compartilhamento de soluções, o intercâmbio de experiências e a gestão do conhecimento.

A Cogef também abrangeu temas como Reforma Tributária, fiscalização, conformidade fiscal, governança e integração com os municípios. Os debates contaram com a participação do Auditor Fiscal da Receita Estadual Reuben Rocha, representante do Rio de Janeiro na comissão.