SEFAZ-RJ participa 74° Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários

Evento tem intuito de estimular intercâmbio de boas práticas dos Fiscos Estaduais

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) participou do 74° Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (ENCAT), na capital de São Paulo. O evento reuniu representantes das Secretarias de Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos entes federativos para debater temas da gestão tributária, com o intuito de estimular a cooperação e o intercâmbio de boas práticas dos Fiscos Estaduais. A reunião aconteceu entre os dias 7 a 10 de novembro.

Sediado pela Secretaria de Fazenda e Planejamento de São Paulo, o encontro discutiu assuntos como fiscalização, contencioso, arrecadação e cobrança. Além disso, também foi abordada a Reforma Tributária que afeta de forma direta as atividades dos Fiscos estaduais. A PEC 45 foi aprovada pelo Senado Federal e passará por nova análise na Câmara dos Deputados. Os tópicos foram desenvolvidos por meio de oficinas, workshops, apresentações e espaços para debate.

O Subsecretário Adjunto Executivo de Receita, João Carlos da Costa Junior, afirmou que a integração com os demais estados agrega positivamente à atuação da Receita: “Esta é uma oportunidade para que as Administrações Tributárias possam discutir questões relevantes para o nosso trabalho. É por meio de espaços como esses que trocamos experiências sobre práticas efetivas para serem implementadas em nossa pasta e aprimorar cada vez mais o atendimento à população”.

Representando a Sefaz-RJ, o Auditor Fiscal João Carlos Nascimento foi um dos palestrantes da reunião plenária. O servidor participa do Comitê Gestor do ENCAT e é líder nacional dos projetos Nota Fiscal Fácil (NFF) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Pela pasta, também estiveram presentes o assessor-chefe de Gestão Estratégica, Reuben Rocha; e o Auditor Fiscal do setor, Walter Roza; o gerente na Assessoria de Gestão de Projetos Diogo Rodrigues, a gerente de sistemas de Atendimento ao Contribuinte Karla Cruz e o coordenador de sistemas Valdeci Pinto Gama.

Participaram ainda a Auditora Fiscal da Coordenadoria de Documentos e Declarações Fiscais Regiane Delgado; a líder do time de Integração de Dados Suraya Daltro; analista da Fazenda e de BI o Bernardo Orgler; e a coordenadora Viviany Nobre e o Líder de BI Ibsen Melo da Coordenadoria de Gestão de Dados.