Sefaz-RJ lança Plano de Integridade da pasta

Iniciativa foi desenvolvida para orientar e conscientizar servidores

A Subsecretaria de Controle Interno (Subcint) da Sefaz-RJ reuniu servidores da pasta, no auditório do edifício-sede, para apresentar o Plano de Integridade, a Cartilha de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual e o Portal Gestão de Integridade, que compõem o Programa de Integridade. Realizado nesta quarta-feira (18/10), o evento teve os objetivos de fortalecer a cultura da integridade na instituição, conscientizar e orientar sobre as diretrizes para um bom ambiente institucional.

O plano foi desenvolvido para que os funcionários conheçam as ações e medidas institucionais em apoio à boa governança, além de orientar o comportamento dos agentes públicos, consolidando as ações do programa voltadas à manutenção do Sistema de Conformidade e Integridade Pública (SEFAZ VALOR). Já a Cartilha de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual foi elaborada com o compromisso de criar um ambiente seguro e respeitoso para todos. Ambos podem ser acessados no Portal Gestão de Integridade.

Os participantes do evento assistiram palestras com o Auditor do Estado do Rio de Janeiro, Ramon Siqueira; com a Procuradora da Procuradoria Geral do Estado do RJ; Nathalie Giordano e com o Juiz do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás, Dr. Fabiano Coelho, que dialogaram sobre a conscientização e o enfrentamento do assédio moral e sexual.

Pela Subcint falaram ao público a Assessora Especial da subsecretaria, Ana Umbelino, a corregedora interna da pasta, Gabriele Silva, e a Ouvidora da Sefaz, Fernanda Calil.

Representando o secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Lobo, o subsecretário-geral da Sefaz-RJ, Gustavo Tillmann ressaltou a importância de eventos como este para conscientizar servidores: “Acreditamos firmemente que a integridade é a base fundamental para o fortalecimento da confiança no ambiente de trabalho. Para que isso aconteça, precisamos de iniciativas e programas como este que está sendo desenvolvido aqui”.

“O Plano de Integridade surge em um momento em que entendemos que, no serviço público, ética e integridade não são apenas virtudes, mas sim obrigações”, destacou o Subsecretário de Controle Interno, Francisco Iglesias.

“Esse comprometimento da Sefaz em trazer e explicar esse tema estimula o servidor a vir para um ambiente seguro, sem receio de que vai sofrer algum dano, seja moral, sexual ou psicológico”, afirmou o assistente da Corregedoria Interna Bernard Botelho.

Para a analista de Fazenda Vanessa Monteiro, o evento foi esclarecedor e trouxe para os servidores um novo olhar para o assunto: “A apresentação trouxe a integridade, que é um assunto novo, e a cartilha de combate ao assédio moral e sexual, que é um tema tão sensível”.