Sefaz-RJ amplia modernização tecnológica com ferramentas da Microsoft

Avanços em eficiência e segurança cibernética são reconhecidos em artigo da empresa americana

Os resultados do avanço tecnológico da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) foram destaques de um artigo da empresa americana Microsoft. A publicação ressalta o trabalho realizado pela pasta nos últimos anos, que implementou o uso de ferramentas do Microsoft 365 para os servidores. As iniciativas realizadas pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Subtic) trouxeram, entre outros benefícios, empoderamento dos colaboradores com autonomia para inovarem e mais segurança para informações sensíveis.

A aquisição teve o objetivo de modernizar e agilizar o processo de trabalho dos servidores, oferecendo uma área de trabalho virtual compartilhada e segura. Gabriel MacDowell Blum, titular da Subtic, afirmou que implementação se mostrou vantajosa, “a consolidação de diversos serviços e produtos em um único contrato, reduziu os custos operacionais e administrativos de implantação e manutenção.”

Entre as ferramentas adquiridas está o Power BI, programa de tratamento de dados e criação de relatórios, que se destacou por sua alta adesão e demanda por cursos realizados na Escola Fazendária. Além disso, o antivírus Microsoft Defender potencializou a segurança virtual da Fazenda. “Ao modernizar completamente o sistema, a Secretaria reduziu drasticamente os ataques cibernéticos”, disse Gabriel MacDowell Blum. Os programas de armazenamento e compartilhamento em nuvem OneDrive e SharePoint também foram adotados, assim como a implementação do Microsoft Teams.

Para o futuro, a Sefaz-RJ avalia o potencial da inteligência artificial (IA) generativa e de ferramentas de automação para intensificar a produtividade da instituição. Clique aqui e confira a íntegra do artigo da Microsoft.