Secretário Leonardo Lobo apresenta expectativas da Reforma Tributária para o Rio de Janeiro

Evento aborda reflexos do novo modelo sob a ótica de estado e contribuinte

O secretário de Estado de Fazenda Leonardo Lobo participou, nesta sexta-feira (21/06), de uma discussão sobre a Reforma Tributária, promovida pela organização global EY Brasil. O evento teve o intuito de debater com setores de negócios as principais mudanças e expectativas relacionadas à regulamentação da Emenda Constitucional nº 132/23, abordando os desafios e as melhorias do novo modelo tributário pela perspectiva do estado e do contribuinte.

Durante o debate, o secretário destacou os benefícios da reforma para o Rio: “A liderança que temos em alguns setores, como de óleo e gás e energia, aliada ao fato de sermos o segundo maior estado consumidor do país, nos traz boas expectativas sobre a perspectiva tributária. Além disso, com a mudança que ocorrerá nas instalações dos negócios, o Rio de Janeiro também sairá na frente por ter boas condições logísticas e localização estratégica. Os novos investimentos virão para cá”.

Leonardo Lobo também citou as medidas que estão sendo tomadas pela Fazenda para garantir o crescimento da competitividade no estado durante a transição da Tributária. “Demos um passo grande com o novo sistema de ressarcimento de créditos de ICMS, agilizando para um dia um procedimento que antes o contribuinte demorava cerca de três anos para ter um retorno”, ressaltou.

A mesa de discussão também foi composta pelo gerente Jurídico Tributário da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Rodrigo Barreto, e quatro associados da organização.