Secretário de Fazenda participa do programa Governo Presente, no Médio Paraíba

Acompanhando o governador Cláudio Castro, Leonardo Lobo integra Fórum de Prefeitos e se reúne com empresários dos principais setores econômicos da região

O secretário de Estado de Fazenda Leonardo Lobo participou, junto ao Governador Cláudio Castro, de diversas agendas do Governo Presente no Vale do Médio Paraíba. A iniciativa da gestão estadual tem o objetivo de levar investimentos aos municípios da região e ampliar o contato do Estado com as demandas da população. Na programação, Leonardo Lobo participou do Fórum de Prefeitos e de debates sobre o cenário econômico do Rio, se encontrando com empresários dos setores automotivo, siderúrgico e metalmecânico.

No Fórum de Prefeitos, realizado nesta quinta-feira (05/10), em Resende, o secretário de Fazenda apresentou um panorama econômico do Estado, destacando os números da região. Lobo deu detalhes sobre os repasses feitos pela gestão estadual às prefeituras com os valores da arrecadação fluminense. No último ano, as transferências às cidades do Médio Paraíba totalizaram o montante de mais de R$ 1 bilhão.

O secretário adiantou que, com a aprovação no Congresso Nacional do projeto que garante a compensação das perdas de receita provocadas pela redução do ICMS, em função da lei complementar federal n° 194, mais recursos chegarão à região. Ele destacou: “Essa aprovação ampliará o volume de repasses para os municípios de Médio Paraíba, que vão receber R$ 32 milhões ainda este ano. Isso é fruto de um grande esforço dos prefeitos que entraram em diálogo com o governo federal”.

Na quarta-feira (04/10), o titular da Fazenda também integrou outras duas grandes agendas do Governo Presente. A primeira foi um encontro que discutiu o novo cenário econômico do Rio de Janeiro com representantes do setor metalmecânico, em Volta Redonda. Na ocasião, foram abordados temas como a evolução do ambiente de negócios do Rio, o aprimoramento da legislação tributária estadual e os incentivos fiscais a esse e outros setores. Estiveram presentes cerca de 40 empresas de 12 estados diferentes, que estão interessadas em investir no estado.

No evento, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) apontou que, com a vigência de novas legislações estaduais, há um potencial de atração de 30 novas empresas se instalarem no Rio de Janeiro. O volume de investimento da ordem seria de R$ 2,2 bilhões, que pode gerar uma arrecadação adicional para o Estado do Rio.

Seguindo a programação, Leonardo Lobo participou, no mesmo dia, de um debate, junto a outros secretários estaduais, sobre desenvolvimento do setor automotivo, em Porto Real. A discussão contou com a presença de representantes das 23 empresas que formam o Cluster Automotivo Sul Fluminense, segundo maior polo do setor atuante no Brasil. O mercado já foi incentivado pelo Estado por meio de ações de aprimoramento de infraestrutura, entre elas, a redução da alíquota do ICMS para o setor industrial de energia, de 32% para 18%.

Os municípios de Resende, Itatiaia, Valença, Porto Real, Piraí, Quatis, Barra Mansa, Rio das Flores, Rio Claro e Barra do Piraí respondem por 5,5% do PIB do Rio de Janeiro, o equivalente a R$ 41 bilhões. A região tem como principais atividades os setores da indústria, de serviços, de defesa e de educação.