Rio de Janeiro sedia Reunião Extraordinária do Comsefaz

Evento encerrou semana de discussões técnicas realizadas no Estado

 

Realizada nesta quinta-feira (06/11) no Pier Mauá, a 46ª Reunião Extraordinária do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (COMSEFAZ) finalizou a série de discussões técnicas sediadas no Rio de Janeiro esta semana. Além do encontro do Comsefaz, ocorreram eventos da Comissão Técnica Permanente (COTEPE) do ICMS e do GT da Reforma Tributária do Grupo de Gestores de Finanças Estaduais (GEFIN).

Anfitrião do evento, o secretário de Estado de Fazenda do Rio Juliano Pasqual agradeceu a presença de todos e ressaltou a relevância dos assuntos em pauta, como a Reforma Tributária, as mudanças no Imposto de Renda e a instalação de empresas de novos tipos de negócios, como os data centers: “O Rio de Janeiro é um palco propício para esses discussões. Estamos de portas abertas e queremos continuar contribuindo com esses temas, para termos um futuro melhor para todos nós”.

Durante a reunião, foi lançado o Guia de Orientações para Impactos Administrativos da Reforma Tributária. O documento servirá de fonte de consulta para os servidores dos Entes Subnacionais em temas como governança, processos e ajustes normativos relacionados ao novo sistema de impostos do país. “O guia foi elaborado para dar um norte para as administrações tributárias, sociedade civil, estudantes e meio acadêmico”, afirmou Flávio César, presidente do Comsefaz.

Secretário de Economia do Distrito Federal, Daniel Izaias fez uma avaliação positiva do evento: “Foram discussões produtivas sobre o Pacto Federativo que estamos construindo com a Reforma Tributária em um ambiente muito receptivo e caloroso”.