Receita Estadual integra ações da Operação Desmonte

Força-tarefa do Governo do Estado já realizou 38 ações para fiscalizar ferros-velhos

A Receita Estadual participou, no dia 5 deste mês, de uma nova ação da Operação Desmonte. Coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ), a iniciativa tem o objetivo de combater o comércio ilegal de peças de veículos para coibir roubos e furtos. O estabelecimento visitado foi interditado após a equipe do Detran constatar que o comércio atuava sem registro. Iniciada em agosto de 2023, a força-tarefa do Governo do Estado já realizou 38 ações para fiscalizar ferros-velhos.

O superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Elson Caetano, explicou o papel da Receita Estadual na operação: “Nós temos equipes volantes compostas por Auditores Fiscais que verificam a situação cadastral dos locais, a sua documentação fiscal e se eles estão atuando de acordo com a legislação”.

Desde o ano passado, a operação já interditou 77 ferros-velhos irregulares, com mais de mil toneladas de sucata apreendidas. Além da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), a ação também conta com a participação das polícias Civil e Militar, do Instituto de Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Corpo de Bombeiros.