Prêmio Estadual de Educação Fiscal de 2025 tem inscrições prorrogadas até 31 de agosto
Trabalhos vencedores de alunos, orientadores e escolas ganharão notebooks, tablets ou copiadoras

As secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) e de Educação (Seeduc) prorrogaram as inscrições do Prêmio Estadual de Educação Fiscal de 2025 até o dia 31 de agosto, conforme Resolução Conjunta 67/2025, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (22/08). Agora, alunos e escolas têm uma nova chance para participar do concurso que vai premiar com notebooks, tablets e copiadoras os melhores trabalhos sobre o tema “Educação Fiscal: o caminho para um futuro sustentável”. As inscrições devem ser realizadas pelo Portal da Efaz.
Neste ano, a premiação conta, pela primeira vez, com uma categoria que contempla grupos de no mínimo três e no máximo cinco integrantes, que podem ser de turmas e séries diferentes desde que matriculados na mesma unidade escolar. O formato de participação será em vídeos, que precisam ter duração de um a três minutos e tratar do tema, seguindo os critérios do regulamento.
O concurso também conta com categorias individuais para alunos de turmas dos ensinos Médio e Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Socioeducação. Neste caso, serão avaliadas redações elaboradas a partir da temática desta edição. Já as escolas deverão inscrever ações ou projetos desenvolvidos em 2025, ou implementados em 2024, que representem unidade dentro da temática da Educação Fiscal.
Serão premiados os cinco melhores trabalhos de alunos, em cada categoria individual, e os três melhores vídeos da categoria em grupo com notebooks. As três escolas com projetos ganhadores vão receber, cada uma, uma copiadora. Enquanto os professores ou coordenadores pedagógicos indicados como orientadores dos alunos vencedores, assim como cada responsável pelos trabalhos das escolas, ganharão um tablet.
A avaliação vai ser realizada pela Comissão Técnica que vai verificar se o conteúdo está de acordo com o regulamento, para encaminhá-los à Comissão Julgadora que vai definir os dez finalistas de cada categoria. Os cinco ganhadores de cada grupo serão revelados em uma cerimônia de premiação prevista para dezembro deste ano. Os participantes podem conferir as regras no edital, disponível no Portal da Efaz.