Mais três munícipios do Rio manifestam interesse em parceria para programa de notas fiscais

Mais três munícipios do Rio manifestam interesse em parceria para programa de notas fiscais

Os municípios de Angra dos Reis, Arraial do Cabo e Petrópolis apresentaram interesse no apoio da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro para a implementação de programas que incentivam a emissão de notas fiscais. Neste ano, a iniciativa já foi adotada pelas prefeituras de Niterói e Teresópolis, com a oferta de prêmios em dinheiro e até desconto no IPTU para os consumidores de bens e serviços que pedem o documento fiscal.

As novas manifestações ocorreram em reunião durante a segunda edição do projeto Sefaz + Perto, realizada na última terça-feira (31/10). O subsecretário de Política Tributária e Relações Institucionais Thompson Lemos, acompanhando do subsecretário adjunto de Tecnologia da Informação e Comunicação Lucas Salvetti, detalhou a colaboração da Sefaz-RJ na viabilização da medida.

Lemos destacou que a aproximação com as gestões municipais tem influenciado no aumento da procura pela parceria: “Já estamos em tratativas com pelos menos 10 prefeituras para oferecer esse auxílio. A partir dos novos convênios, vamos disponibilizar os dados das Notas Fiscais Eletrônicas emitidas por cada cidade. As informações compartilhadas alcançam os registros da tributação municipal, com o ISS, e a estadual, com o ICMS”, explicou.

Nos próximos meses, os técnicos da Sefaz-RJ farão novas reuniões com as secretarias municipais de Fazenda para dar andamento às solicitações. Os programas de Niterói e Teresópolis têm sorteios agendados para os meses de novembro e dezembro, respectivamente. Além de disseminar a educação fiscal, a iniciativa visa combater a sonegação de impostos.