Inovações em Contabilidade e Finanças Públicas são temas de evento da Sefaz-RJ

Pasta apresenta novidades a gestores de finanças dos órgãos estaduais

Novos instrumentos de auxílio à gestão foram apresentados, na tarde desta quarta-feira (23/10), a representantes das áreas de contabilidade, orçamento e finanças e ordenadores de despesa dos órgãos estaduais no evento “Inovação em Contabilidade e Finanças Públicas”. A reunião foi realizada pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) no auditório da Fundação Getulio Vargas (FGV), em Botafogo.

Coube às subsecretarias do Tesouro (SUBTES) e de Contabilidade Geral (SUBCONT) da pasta a responsabilidade de mostrar as novidades. A primeira área levou painéis gerenciais, elaborados na plataforma Power BI, que fornecem informações em tempo real sobre execução orçamentária de receita, despesa e Restos a Pagar e repasses constitucionais para Saúde e Educação. A ferramenta, mais uma entrega do Programa Tesouro Inteligente, estará disponível no Portal do Tesouro para todo o estado.

“Vamos gradativamente caminhando para reduzir o trabalho e automatizar processos”, resumiu o subsecretário do Tesouro Bruno Schettini.

Já pela SUBCONT, o Auditor do Estado Marcelo Jandussi abordou o uso de tecnologias avançadas para otimizar a qualidade e a integridade dos dados contábeis, enfatizando a adoção do sistema Python. Foi demonstrada a evolução das ferramentas de análise e as melhorias implementadas na conferência da matriz de saldos contábeis, que otimizaram a validação e a verificação das informações. As inovações aprimoraram a avaliação dos indicadores do Ranking da Qualidade, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), aumentando a qualidade e a transparência das informações prestadas.

“A aplicação desses recursos tecnológicos serve para melhorar a análise da informação contábil publicada nos nossos relatórios”, explicou a subsecretária de Contabilidade Geral Yasmim Monteiro.

O evento também contou com uma palestra do vice-presidente do Gartner CIO Research Group Luis Mangi, que ressaltou a importância crescente das iniciativas digitais dentro das organizações e apontou caminhos de preparação para os gestores liderarem esse processo.

“É fato que a tecnologia se constrói cada vez mais fora das empresas específicas do setor. Por isso, o compromisso de construir uma destreza digital na liderança precisa ser de todos”, comentou o executivo.