GEFE-RJ realiza a 8ª edição do Projeto Cidade Constitucional

Alunos e professores conheceram esferas municipais e estaduais

A Secretaria de Estado de Fazenda recebeu alunos universitários e professores da rede Estadual para participar da 8ª edição do Projeto “Cidade Constitucional: Rio de Janeiro, Primeira Capital da República”. O grupo visitou o edifício sede da pasta, o prédio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), o Palácio da Fazenda Federal e o Tribunal de Contas do Município do Rio (TCMRio) nestas quarta (8) e quinta-feiras (9).

O projeto foi criado pelo Grupo Estadual de Educação Fiscal do Rio de Janeiro, em 2015, e tem como principal objetivo aproximar os jovens dos órgãos que representam a União, o estado e os municípios. A ação fornece informações e promove reflexões sobre a importância dos indivíduos no controle social das políticas públicas.

A participante do projeto, Julia Silva, teve a curiosidade de entender como os tributos são investidos e de que forma a sociedade pode perceber essa aplicação. “O melhor para mim foi visitar os espaços públicos para visitação. Afinal, eu passava todo dia pelo Palácio da Fazenda e nunca tinha entrado para aprender sobre a história”, destacou a estudante.

A diretora da Escola Fazendária, Luciana Mazloum, ressaltou a relevância de projetos como este: “Independentemente da profissão que estes jovens vão seguir, é de extrema importância que a Educação Fiscal e o conhecimento básico de como funcionam os órgãos de governo estejam presentes na rotina deles”.

Primeiro dia

Os alunos iniciaram o dia com a apresentação do Programa Estadual de Educação Fiscal e acompanharam palestras para compreender a importância dos tributos estaduais e para onde os recursos são direcionados, realizadas por técnicos da Sefaz-RJ. A programação contou ainda com orientações do Observatório Social do RJ. Além disso, os jovens visitaram as instalações do Conselho de Contribuintes, para conhecer o trabalho de análise dos questionamentos de autos de infração.

Encerrando o primeiro dia do projeto, o TCE-RJ e a Escola de Contas e Gestão do Tribunal abriram as portas para colaborar com o desenvolvimento dos alunos com novas rodas de conversas e palestras abordando o papel do órgão.

Segundo dia

Na quinta-feira, as atividades começaram com visita ao Museu da Fazenda Nacional, seguiram com palestras da Controladoria Geral da União(CGU); da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN); da atuação da Receita Federal e finalizaram, na parte da manhã, com a apresentação do Centro Nacional de Cães de Faro.

À tarde, os estudantes visitaram as dependências do Tribunal de Contas do Município e assistiram a palestras do Instituto de Desenvolvimento Corporativo (IDC) e do TCMRio.