Escola Fazendária realiza nova edição do projeto Sefaz de Portas Abertas

Por meio do Gefe-RJ, 40 alunos da rede estadual participaram de palestras e visitas guiadas pelo órgão

 

A Escola Fazendária, por meio do Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe-RJ), promoveu uma nova edição do projeto Sefaz de Portas Abertas nesta quinta-feira (27/06). Realizada a partir de uma parceria entre as secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) e Educação (Seeduc), a iniciativa recebeu 40 alunos de Ensino Médio da Rede Estadual para conhecerem o funcionamento da pasta durante visitas guiadas e participarem de palestras sobre Educação Fiscal. A instituição contemplada nesta edição foi o Colégio Estadual Theotonio Ferreira de Araújo, em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense.

Para abrir as atividades, o subsecretário-geral Gustavo Tillmann, que representou o secretário de Estado de Fazenda Leonardo Lobo, fez uma breve explicação sobre o papel da Sefaz no gerenciamento das finanças públicas. Ele destacou: “O trabalho realizado é amplo e envolve muita gente, e somos uma parte desse sistema de gestão que possibilita os investimentos em educação, saúde e segurança. Essa é uma oportunidade para conhecer nossa estrutura, então, aproveitem para perguntar bastante, para que lá fora possamos fiscalizar juntos”.

Após a abertura do evento, os estudantes participaram de uma palestra da subsecretária de Contabilidade Geral Yasmim Monteiro, com a participação de seu adjunto Bruno Campos e do superintendente de Normas Técnicas de Carlos Cesar Soares, que discutiu a atuação da contabilidade no funcionamento da máquina pública: “Com essa apresentação, vocês poderão entender a importância dessa ferramenta para a gestão e para o controle social. Que essa oportunidade possa continuar inspirando vocês a buscarem um futuro melhor”, disse Yasmim.

No desfecho da palestra, Carlos relatou as batalhas e as vitórias da sua trajetória de estudos como aluno da rede pública de ensino e incentivou os alunos. “Temos que sonhar de verdade, ser positivos e projetar. A minha vida inteira eu fiz isso, estabeleci metas. Não adianta só sonhar, tem que querer, e vocês podem ser o que quiserem”, disse.

A aluna Carla Rosa, relatou que a palestra foi muito motivadora, pois ela pretende seguir carreira na contabilidade: “Recentemente eu adquiri interesse pela área e vir aqui hoje reforçou esse sonho. Espero poder realizar esse sonho em breve, pois é uma profissão que faz a diferença”.

A última atividade da programação incluiu uma visita guiada ao Conselho dos Contribuintes. Os alunos foram recepcionados pelo presidente do órgão Alvaro Marques Neto, que apresentou a dinâmica do local e dos julgamentos e tirou dúvidas dos visitantes. Ele também falou da importância da educação para o futuro dos jovens: “Podem ter certeza que todos são capazes de alcançar seus objetivos, seja na área pública ou na área privada. O estudo é o maior ativo que vocês podem levar para a vida”.