Equipes da Subsecretaria de Tesouro da Sefaz-RJ participam de workshop da Gartner

Cerca de 50 servidores conheceram os conceitos de cadeia de valor e capacidades de negócios

As equipes da Subsecretaria de Tesouro da Sefaz-RJ participaram, nesta terça-feira (28/01), de um workshop do grupo Gartner. Ministrada por Wagner Gomes, um dos líderes executivos da empresa no Brasil, a capacitação abordou os conceitos de cadeia de valor organizacional e capacidades de negócio para viabilizar a criação de um mapeamento estratégico personalizado com as atividades exercidas no órgão. Cerca de 50 servidores se reuniram nas instalações da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para assistir remotamente a apresentação.

“A Secretaria de Fazenda vem trabalhando no mapa estratégico, e dentro deste esforço o Tesouro também possui suas entregas. O workshop trata justamente dessa distância entre o dia a dia de trabalho e os resultados estratégicos. O time está discutindo o que o subsecretaria deve construir para atingir no futuro o que a Sefaz precisa”, ressaltou o subsecretário de Tesouro Bruno Schettini.

Durante o workshop, os alunos participaram de atividades práticas onde puderam interagir em tempo real com o palestrante. A partir de um brainstorming, eles mapearam os aspectos mais relevantes do trabalho desenvolvido no Tesouro, criando, em seguida, um modelo de mapa das capacidades de negócio relativo ao órgão. A expectativa é que as instruções recebidas na capacitação auxiliem a equipe a reorganizar projetos e processos, estimulando inovações e o aprimoramento da divisão e organização do trabalho executado.

Patrícia Bento, coordenadora de Gestão de Obrigações, destacou que o evento impactará diretamente a rotina de trabalho do órgão: “Com esse workshop, conseguimos conhecer uma nova forma de organização para o Tesouro que vai aprimorar nossos projetos. Então, é uma experiência que vai trazer ainda mais eficiência para o nosso trabalho”.

O superintendente de Gestão das Obrigações, Thiago Martinho, acrescentou: “O mais interessante dessa experiência foi interagir com outros setores. Com o volume de trabalho do diário, acabamos não interagindo tanto com os demais servidores. Esse encontro nos deu a oportunidade de mergulhar em outros áreas, para podermos projetar o que pretendemos entregar para a sociedade fluminense”.