Descentralização de pagamentos do Rio de Janeiro é apresentada em congresso internacional

Equipe da Sefaz-RJ representa Comsefaz em evento, destacando resultado positivo da medida implementada neste ano

Representando o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), uma equipe da Sefaz-RJ participou do XIII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, realizado na cidade de Recife, em Pernambuco. O evento aconteceu na última semana, entre os dias 2 e 4 de outubro.

No congresso, o subsecretário do Tesouro Estadual Bruno Schettini apresentou o modelo de descentralização de pagamentos do Rio de Janeiro, implementado no ano passado e ampliado em junho deste ano. A medida libera recursos financeiros para que os órgãos excutem suas despesas por meio de pagamentos de convênios e de concessionárias de água, energia e telefonia, por exemplo.

“O evento foi mais uma oportunidade de demonstrar as boas práticas da gestão financeira fluminense. Essa iniciativa reduziu nossa inadimplência e os resultados de 2022 contribuíram para que o estado tivesse o menor volume de Restos a Pagar inscritos desde 2016”, destacou o subsecretário.

Também participaram do Congresso os subsecretários de Contabilidade Geral, Yasmim Monteiro; o adjunto de Contabilidade Geral, Bruno Campos; o superintendente de Normas Técnicas, Carlos César e o coordenador de Produção de Normas Técnicas, Henrique Suathê. Entre os principais temas abordados no evento estão o novo arcabouço fiscal, a transformação digital, a qualidade do gasto do setor público e o Ranking de Qualidade da Informação Contábil.