Conselho de Contribuintes recebe mais de 70 alunos da FGV para atividade no plenário
Encontro simula sessão de julgamento com os estudantes de Administração
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Mais de 70 alunos do curso de Administração da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) da Fundação Getulio Vargas (FGV) visitaram o Plenário do Conselho de Contribuintes do Estado nesta sexta-feira (14/06). O encontro no órgão da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) teve o intuito de simular uma sessão do Conselho com os estudantes. A atividade integrou uma avaliação da disciplina de Direito Empresarial e Tributário.
Na abertura, o secretário de Estado de Fazenda Leonardo Lobo demonstrou a grande satisfação em receber os alunos e ressaltou a nova perspectiva que a dinâmica trará a eles sobre os julgamentos: “O diferencial competitivo muitas vezes está relacionado à interação entre o público e o privado. Espero que, nessa experiência de hoje, vocês possam explorar e compreender a interação entre esses dois fatores, que acontecem no contencioso”.
O presidente do Conselho de Contribuintes e o Auditor Fiscal Marcos Ferreira completou explicando a relevância da atividade. “A prática é um passo muito importante para desenvolver as habilidades acadêmicas desses jovens, como a oratória e a contestação fundamentada de uma posição diferente do seu interlocutor, independente do lado ocupado na sessão”, ele destacou.
Fabrício Dantas, professor da turma da FGV e Procurador do Estado, afirmou que a iniciativa é fruto de uma grande colaboração com a equipe do Conselho: “Sempre somos recebidos com muito carinho aqui. Quando iniciamos essa ideia, no final da pandemia, tínhamos no máximo 30 alunos e hoje trouxemos 70 estudantes. Essa parceria só cresce cada vez mais”.
A aluna do curso Júlia Amaral relatou que a simulação é uma experiência bastante ampla. “Consegui colocar diversos conceitos e ensinamentos em prática, principalmente, em função da posição que estou ocupando na sessão. Eu pude exercitar a habilidade de liderança e condução de debate”, disse.
Guilherme Soares, estudante que também participou da dinâmica, acrescentou: “Essa atividade com certeza é muito agregadora, por nos permitir compreender melhor como o direito impacta diretamente na nossa política macroeconômica e na Administração Pública”.