Rio Bonito recebe primeiro evento regional do Gefe Itinerante para promover a educação fiscal

Secretário de Fazenda, Leonardo Lobo destacou a importância do tema durante a reunião

A cidade de Rio Bonito sediou, nesta quarta-feira (27/04), o primeiro evento regional do Grupo de Educação Fiscal do Estado (Gefe) Itinerante, com o objetivo de promover o Programa de Educação Fiscal. O secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Lobo, participou da abertura da reunião no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Rio Bonito.

Em seu discurso, o secretário destacou que a educação fiscal traz ao cidadão a percepção de pertencimento e, consequentemente, de cuidado com a coisa pública. “O estado é nosso e existe para trazer as políticas públicas para o cidadão. A educação fiscal é importante porque aproxima a população da realidade do seu estado. Estou muito satisfeito de termos a oportunidade de trazer esse projeto para o Estado do Rio”, afirmou.

Ainda de acordo com Leonardo Lobo, o entendimento da educação fiscal conecta a sociedade ao estado: “Na medida em que o cidadão percebe esse pertencimento, seja como contribuinte, seja como agente fiscalizador, exigindo notas fiscais, exigindo uma postura correta, ele olha também para o próprio estado, fiscalizando as contas públicas pelos mecanismos de transparência”.

Lobo encerrou a sua fala ressaltando que a Secretaria de Estado de Fazenda está de portas abertas para as prefeituras: “Com sinergia, entregaremos muito mais”.

Estavam presentes no evento dois secretários municipais de Rio Bonito: Marco Aurélio Correia Alves, de Fazenda e Finanças; e Adalmir Cardoso Ribeiro Filho, de Educação. Também compareceram os secretários de Fazenda de municípios vizinhos, como Tanguá (Eliezer Couto Cardozo), Silva Jardim (Leandro Viana Antunes Pinheiro) e São Gonçalo (Randhal Juliano Barreto Coelho).

Diretora da Escola Fazendária (Efaz-RJ) e coordenadora estadual do Gefe-RJ, Rosângela Dias disse que o evento desta quarta-feira é um passo para cumprir a missão do estado de levar a educação fiscal para os municípios. Ela voltou a lembrar da importância do preenchimento do questionário enviados às prefeituras, pois é com base nestas informações que as ações são planejadas: “O que esperamos com isso é que os municípios constituam seus grupos para discutir o tema. Educação fiscal é cidadania, é conhecer a gestão, para que serve um tributo, um imposto e, com isso, fazer com que o estado se fortaleça”.

Também fizeram palestras o Auditor Fiscal da Receita Estadual e superintendente de Cadastro e Informações Fiscais da Sefaz-RJ Rafael Mandarino, abordando os aspectos técnicos e legais do Índice de Participação dos Municípios; e Vicente Bruno de Oliveira, representante regional de cidadania fiscal da Receita Federal, que discorreu sobre educação fiscal e a formação cidadã.

Após o evento, a equipe da Efaz-RJ foi a Itaboraí promover o Prêmio Estadual de Educação Fiscal em reunião no CIEP 453 Milton Rodrigues, com a presença de diretores de escolas da região.