Gefe-RJ promoveu nova edição do projeto Educação Fiscal em Debate

Evento reuniu profissionais de ensino da rede pública estadual

Gefe-RJ promoveu nova edição do projeto Educação Fiscal em Debate

O Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe-RJ) promoveu, nesta terça-feira (26/03), mais uma edição do projeto Educação Fiscal em Debate. Com cerca de 200 participantes, o evento que apresentou a temática para profissionais da rede pública estadual de ensino buscou incentivar a implementação do Programa Estadual de Educação Fiscal nas escolas. A programação contou com palestras realizadas no auditório da sede da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro.

“Esse conhecimento é fundamental para formação dos cidadãos do futuro, membros da sociedade que vão ter um pensamento crítico de melhor qualidade, que serão mais participativos nas finanças públicas do Estado” destacou o subsecretário-geral Gustavo Tillmann durante a abertura. No evento, Tillman também realizou uma palestra sobre finanças públicas, explicando como ocorre a arrecadação e o encaminhamento dos recursos.Em vídeo exibido no encontro, a secretária de Estado de Educação Roberta Barreto afirmou: “A educação fiscal tem que ser uma boa prática de sala de aula, mas principalmente uma prática rotineira, de todos os cidadãos. É por meio dela que garantimos os investimentos em políticas públicas”.

Estratégias para inserir o tema nas escolas também foram repassadas pela superintendente pedagógica Flavia Costa, que enfatizou: “Muitos alunos não sabem o que são tributos. Nós temos que dar essa consciência para eles, de que se você paga, você tem o direito de receber de volta, e com qualidade”.

Durante o encontro, a coordenadora do Gefe-RJ Joana Alves e a diretora da Escola Fazendária Luciana Mazloum explicaram o Programa Estadual de Educação Fiscal para diretores, coordenadores e professores. Além de conhecer os projetos do grupo direcionados para alunos e docentes, os participantes que demonstraram interesse na temática foram instruídos sobre como integrar as iniciativas.

Ainda foram abordados os bons resultados de atividades do programa em instituições. A demonstração utilizou como exemplo o projeto do Colégio Estadual Nicolào Bastos Filho, premiado com nota máxima na categoria Escolas do Prêmio Estadual de Educação Fiscal de 2023. A diretora Nandyara Rezende e a diretora adjunta Cinara da Rocha, responsáveis pelo trabalho, apresentaram a iniciativa implementada na unidade.

A atividade promovida consistiu na criação de um mercado com produtos produzidos pela escola e vendidos por alunos, para mostrar na prática a arrecadação de tributos. Os valores dos impostos recolhidos no projeto possibilitaram que alunos mais carentes da instituição fossem ajudados em ações beneficentes.

“Eu tive um aluno que veio me contar, que conseguiu dormir quentinho graças aos cobertores que compramos com o dinheiro arrecadado dos impostos do mercadinho”, relatou Cinara.