Gefe Itinerante realiza novo evento de promoção da Educação Fiscal em Mesquita

Secretário Leonardo Lobo ressaltou a importância dos municípios na disseminação do tema

Foi realizado nesta quarta-feira (22/06) o segundo evento regional do Grupo de Educação Fiscal do Estado (Gefe) Itinerante, com o objetivo de promover o Programa de Educação Fiscal. Desta vez, a Prefeitura de Mesquita abriu as suas portas para receber a equipe da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) e da Escola Fazendária (Efaz).

Por meio de uma mensagem de vídeo, o secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Lobo, ressaltou que os municípios, por estarem mais próximos da população têm um papel fundamental na disseminação da Educação Fiscal: “Queremos que o contribuinte se transforme em cidadão, para ele entender que aquilo que ele paga de impostos direta ou indiretamente vai retornar para ele como serviços públicos. A Educação Fiscal é a pedra fundamental da cidadania fiscal, a sensação de pertencimento que a população deve ter de que o que é público é dela”.

Representando o secretário no evento, o assessor especial Lucas Dourado afirmou que a iniciativa ganha relevância em virtude do grande destaque que a tributação vem ganhando na sociedade. “ Entender a função socioeconômica é extremamente importante para saber qual é o impacto nas políticas públicas. E o Gefe Itinerante vem com essa proposta, de fazer com que a população se torne um pouco mais consciente de como se dá a gestão e a distribuição dos recursos públicos”, afirmou.

Em sua palestra, Joana Alves, Analista da Fazenda Estadual e coordenadora-geral do Gefe-RJ, abordou os objetivos do grupo e conceitos de cidadania fiscal e controle social dos gastos públicos. Já o Auditor Fiscal da Receita Estadual e superintendente de Cadastro e Informações Fiscais da Sefaz-RJ Rafael Mandarino detalhou os aspectos técnicos e legais do Índice de Participação dos Municípios (IPM).

Na visão da subsecretária de Orçamento e Finanças de Mesquita, Débora Moreira, a Educação Fiscal é uma modernização da Administração Tributária: “É uma maneira de entender o papel de cada um e ver como isso pode ser melhorado através da educação”.

A diretora interina da Escola Fazendária e superintendente de Recursos Humanos da Sefaz-RJ, Kátia Rebelo, marcou presença no evento. Também participaram representantes de outros municípios vizinhos a Mesquita, como Duque de Caxias, Itaguaí, Nilópolis, Paracambi e São João de Meriti.