Escola Fazendária realiza workshop de liderança para servidores da Sefaz-RJ

A Escola Fazendária (Efaz) promoveu, na terça-feira (01/08), o Workshop "Qual é a sua liderança?", em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG)

Total de 28 servidores com cargos de superintendentes e equivalentes conhecem novas técnicas de gestão

A Escola Fazendária (Efaz) promoveu, na terça-feira (01/08), o Workshop “Qual é a sua liderança?”, em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG). Realizado na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj), o evento teve o intuito de fomentar o compartilhamento de boas práticas para aprimorar a gestão de pessoas. A capacitação contou com a participação de 28 servidores.

“Esse encontro é uma valiosa oportunidade de aprimoramento do corpo técnico da Sefaz. Ao oferecer esse espaço de aprendizado e troca de experiências aos nossos gestores, buscamos construir uma liderança mais efetiva que vai irradiar boas práticas às nossas equipes”, ressaltou o subsecretário-geral Gustavo Tillmann.

Para desenvolver as competências dos líderes na gestão de pessoas, o encontro apresentou um conteúdo teórico acerca do tema e desenvolveu dinâmicas para o compartilhamento de vivências e cases de práticas de gestão. Em meio às discussões, a capacitação também tratou temas como relacionamento interpessoal, autoconhecimento, modelos de liderança e gestão de expectativas.

O workshop foi conduzido pelo psicólogo Filipe Freitas, da Diretoria de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano da SEF-MG. Ele destacou o intuito do encontro: “O objetivo da capacitação foi ampliar o nível de conscientização da importância e relevância do papel da liderança e seus impactos na gestão de pessoas, colaborando com o desenvolvimento profissional e com o processo de supervisão de equipes”.

A diretora da Escola Fazendária, Luciana Masloum, afirmou que a atividade gerou uma troca enriquecedora. “O Workshop foi uma jornada transformadora. A partir das dinâmicas, pudemos reconhecer nossas características como líderes e nos inspirar nos ‘insights’ do instrutor e dos colegas, em busca de um melhor desenvolvimento de nossas equipes”, disse.

Reuben Rocha, assessor-especial da Subsecretaria Geral da Fazenda, também compartilhou que o encontro foi agregador e que trará impactos positivos para sua gestão: “Parar por algumas horas e refletir sobre o meu estilo de liderança e a forma como me relaciono, me comunico e o impacto disso na minha equipe foi gratificante. Os resultados do trabalho são muito importantes, mas conhecer e saber aplicar competências inovadoras poderá elevá-los a um nível ainda maior”.