Escola Fazendária leva projeto sobre Educação Fiscal à Santa Cruz

Evento reuniu mais de 70 estudantes do ensino médio em sua 12ª edição

Manhã de conscientização em Santa Cruz. Nesta quinta-feira (20/06), a Escola Fazendária (Efaz), em parceria com o Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro (Gefe-RJ), levou o Educação Fiscal nas Escolas ao Colégio Estadual Barão do Rio Branco. Foram mais de 70 estudantes do ensino médio que receberam conhecimento por meio das apresentações sobre o Programa de Educação Fiscal do Estado, função social do tributo e controles fiscal e social.

Ministrada pelas assistentes Joanna Carvalho, da Divisão de Educação Fiscal da Efaz; e Renata Barreto, da Secretaria de Estado de Educação, a primeira palestra apresentou, além da composição do Gefe-RJ, a dinâmica proposta pelo Sefaz de Portas Abertas e o Prêmio de Educação Fiscal, projetos que visam aproximar cidadãos da gestão pública e do processo.

Desta vez, o evento contou com a participação de Andrea Ferreira, Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado. A apresentação levou aos estudantes um panorama sobre a atuação do órgão na fiscalização da aplicação dos recursos públicos e seu compromisso com a sociedade.

“Fazer visitas às escolas para esclarecer essa temática é algo muito gratificante. É uma chance de trazer uma maior conscientização sobre a função dos tributos e o dever que esses alunos terão no futuro enquanto cidadãos”, destacou a diretora da Efaz, Luciana Mazloum.

O Colégio participou do Prêmio Estadual de Educação Fiscal na categoria alunos nas duas edições (2022 e 2023). A estudante Gabrielle de Azevedo, de 16 anos, contou que as palestras ajudaram a esclarecer a importância de exercer o controle social: “Assim como eu, muitos alunos não conheciam o TCE e a Sefaz e, graças às palestras, tivemos uma noção maior da função desses órgãos e de como recursos públicos são usados.”

A próxima parada do projeto já está definida. No dia 28 de agosto, estudantes do Colégio Estadual Yonne Maria Siqueira de Andrade, em Nova Iguaçu, vão assistir às apresentações e entender os impactos da Educação Fiscal em seu cotidiano.