Efaz retoma projeto Educação Fiscal nas Escolas

Iniciativa levou temática para cerca de 70 estudantes da rede estadual na Zona Norte e Baixada Fluminense

A Escola Fazendária do Estado do Rio de Janeiro (Efaz), em parceria com o Grupo de Educação Fiscal (Gefe-RJ), retomou nesta semana o Educação Fiscal nas Escolas. Os colégios estaduais Olavo Bilac, em São Cristóvão; e João Cardoso Brasil-Argentina, em Nilópolis, receberam a 11ª edição do projeto nos dias 22 e 23 deste mês. Cerca de 70 alunos conheceram o Programa de Educação Fiscal do Estado e entenderam a importância socioeconômica dos tributos e o controle dos gastos públicos.

No primeiro dia, a diretora da Escola Fazendária Luciana Mazloum e a coordenadora do Gefe-RJ Joana Alves estiveram presentes para apresentar aos estudantes a importância de pôr em prática os controles fiscal e social, além de orientá-los a seguir boas práticas, como exigir a nota fiscal após uma compra e participar de audiências públicas. Representando a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), a assistente Renata Barreto trouxe uma reflexão a respeito da função social do tributo e da importância de exercer a cidadania.

“É muito bom ver os alunos saindo das palestras entendendo um pouco mais sobre Educação Fiscal. É como se estivéssemos plantando uma sementinha que vai disseminar para toda a sociedade a importância de cumprirmos o nosso dever enquanto cidadãos”, afirmou a diretora da Efaz.

No ano passado, o Colégio Estadual Olavo Bilac participou do Prêmio Estadual de Educação Fiscal na categoria alunos. O estudante Kaique Azevedo, de 17 anos, destacou a importância de trazer o debate para a sala de aula: “Foi uma dinâmica muito produtiva. Ter esse tipo de palestra no meio escolar é muito importante porque esclarece o que vamos enfrentar lá fora enquanto cidadãos”.

A visita ao Colégio Estadual João Cardoso contou com a presença do procurador da Fazenda Nacional Marcelo Maia, que abordou a função do Estado e a legislação que permite a introdução de conhecimentos sobre a temática nas escolas. Além disso, as assistentes da Divisão de Educação Fiscal da Efaz, Joanna Carvalho; e da Seeduc, Renata Barreto, estiveram presentes para apresentar a estrutura e os projetos do grupo.

Com a retomada, o projeto deve visitar, em 2024, cerca de 10 colégios da rede pública Estadual de Educação. A próxima edição será realizada no dia 20 de junho no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Santa Cruz.