SUBCONT publica Portaria sobre obrigatoriedade do envio de relatório com análise contábil trimestr

A Subsecretaria de Contabilidade Geral do Estado (SUBCONT/SEFAZ) SUBCONT publica Portaria SUBCONT n° 009 sobre a obrigatoriedade do envio de relatório com análise contábil trimestral, em conformidade com o § 7º art 36 do decreto 46.931/20

A Subsecretaria de Contabilidade Geral do Estado (SUBCONT/SEFAZ), publicou na edição nº 044 do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ) nesta terça-feira (10/03/2020), a Portaria SUBCONT n° 009 de 05 de março de 2020, que trata da obrigatoriedade do envio de relatório com análise contábil trimestral, em conformidade com o § 7º art. 36 do Decreto 46.931/2020.Esta portaria enumera algumas das contas contábeis que inicialmente serão acompanhadas e analisadas pelos contadores dos órgãos com envio trimestral para a UG 200600 – Acompanhamento e Integridade Contábil, informando os saldos, as justificativas e as ações tomadas para a regularização. Ademais, outras contas contábeis serão incluídas na relação através de novas Portarias que irão ser divulgadas em momento oportuno.

Esse relatório é mais uma ferramenta de iniciativa da Superintendência de Normas Técnicas (SUNOT), juntamente com as Coordenações de Integridade Contábil (COINC) e de Acompanhamento e Registros Contábeis (COARC), fazendo parte de uma série de ações anunciadas pela SUBCONT que visa conscientizar os contadores setoriais quanto à necessidade da representação fidedigna e da qualidade das informações contábeis de maneira a reduzir o número de inconsistências que existem no balanço do Estado do Rio de Janeiro.

Cabe lembrar a fala do Superintendente e da Subsecretária sobre o tema, na palestra de Análise e Integridade Contábil realizada em 02/09/2019:

É preciso uma mudança de postura do contador setorial quanto à resolução das inconsistências, além da cultura da análise contábil como forma de atingir melhor qualidade das informações”. Carlos César – Superintendente de Normas Técnicas (SUNOT).

Nossa equipe quer ser um braço de apoio, mas a gente entende que esse trabalho é feito principalmente por todos os contadores do Estado. Queremos traçar uma nova metodologia de trabalho com as unidades setoriais com relação a análises e resoluções das inconsistências”. Stephanie Guimaraes – Subsecretária de Contabilidade Geral do Estado (SUBCONT).

Para acessar o arquivo clique aqui.