SUBCONT inova ao realizar Orientações de Encerramento de Exercício – 2020 por Vídeo

A Subsecretaria de Contabilidade Geral do Estado – SUBCONT, elaborou numa iniciativa pioneira, um vídeo com orientações sobre o encerramento do exercício de 2020 para os órgãos das Administrações Direta e Indireta. A ação virtual foi adotada em virtude da pandemia do novo coronavírus e tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre o encerramento do exercício financeiro consoante às disposições do Decreto Nº 47.341 de 03/11/2020 e os seus reflexos na Prestação de Contas de Governo. As orientações foram conduzidas pela Subsecretária de Contabilidade Geral do Estado, Stephanie Guimarães; pelo Superintendente de Normas Técnicas – SUNOT, Carlos César Soares e pelo representante da Superintendência de Relatórios e Demonstrativos Contábeis – SUDEC, o Assistente da Coordenadoria de Contas de Governo e Relatórios Fiscais, Welson Baptista.

A Subsecretária destacou em sua fala inicial a responsabilidade da SUBCONT no estabelecimento de orientações e prazos às unidades gestoras do estado, fundamentais para a emissão da prestação de contas do governo e para a elaboração das demonstrações contábeis e relatórios fiscais.

O Superintendente de Normas Técnicas – SUNOT, Carlos César Soares mostrou algumas das ações do setor e apresentou alguns dos desafios para 2021. Entre os quais, o retorno dos treinamentos e capacitações dos servidores, o plano de procedimentos contábeis, a revisão e atualização de normativos e o ranking da qualidade contábil.

Representando a Superintendência de Relatórios e Demonstrativos Contábeis – SUDEC, o Auditor Welson Baptista apresentou as atribuições da Superintendência, bem como discorreu sobre os procedimentos para inscrição de Restos a Pagar (RP), e ainda esclareceu aspectos importantes sobre os prazos de elaboração dos relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), da entrega da declaração anual do contador e também sobre as demonstrações contábeis.

Ao final do vídeo, a Subsecretária agradeceu o trabalho realizado ao longo de 2020.

“Gostaria de parabenizar toda a equipe da SUBCONT que, durante esse ano, diante de um cenário nunca visto, foi incansável no atendimento, orientação e publicação de relatórios, bem como na manutenção do Sistema Integrado de Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil do Rio de Janeiro – SIAFE-Rio. Estendo os agradecimentos a todos os funcionários das unidades gestoras envolvidas com a execução financeira do estado, além da Sefaz-RJ por nos dar o suporte técnico necessário, permitindo a continuidade de todas as atividades”, concluiu.