Rio ganha nove posições em ranking de qualidade da informação contábil e fiscal

O Estado do Rio de Janeiro subiu nove posições na mais recente edição do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que tem como objetivo avaliar a consistência das informações enviadas pelos estados por meio do Sistema de

Equipe

O Estado do Rio de Janeiro subiu nove posições na mais recente edição do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que tem como objetivo avaliar a consistência das informações enviadas pelos estados por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Na avaliação referente a 2020, o Rio havia ficado na 19ª colocação e desta vez, considerando os dados de 2021, passou para a 10ª colocação e foi o estado que mais ganhou posições, ao lado da Bahia. O ranking é organizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O índice de acertos do estado na comparação entre as duas avaliações também registrou avanço: 85,3% no ranking anterior e 94,9% agora. Na pontuação dos estados, que decide a colocação de cada ente da Federação, o Rio somou 94,9 pontos, contra 85,3 do levantamento anterior.

O ranking avalia os estados em quatro dimensões: I – Gestão da Informação; II – Informações Contábeis; III – Informações Fiscais; e IV – confronto entre os dados contábeis e fiscais. Na quarta dimensão o estado obteve 100% de acerto.

“A equipe da Subsecretaria de Contabilidade realizou um denso trabalho de extração, conferência e validação dos dados para que o Estado do Rio de Janeiro pudesse apresentar tamanha evolução. A próxima meta é alçar o estado para as primeiras posições. Para tanto, fizemos um mapeamento de todas as dimensões analisadas pela STN e já iniciamos as ações para mitigar eventuais inconsistências”, afirmou Yasmim Monteiro, Subsecretária de Contabilidade Geral do Estado.

O secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Lobo, ressaltou a importância do resultado obtido: “Foi um grande salto e demonstra o compromisso do estado com a transparência no tratamento das informações fiscais, possibilitando que toda a sociedade acompanhe como o dinheiro público é usado”.

Na foto: Ronald Márcio Guedes, Superintendente de Relatório e Demonstrativos Contábeis; David Lopes, Assessor Especial; Yasmim Monteiro, Subsecretária de Contabilidade Geral do Estado; Marilda Sant’Anna Maciel, Superintendente de Normas Contábeis e Bruno Campos, Assessor Especial e toda a Equipe da Subsecretaria de Contabilidade – SUBCONT