Encerramento do Exercício de 2018

A Subsecretaria de Contabilidade Geral do Estado (SUBCONT) Sra. Stephanie Guimarães da Silva, promoveu na última quinta-feira (22/12) o evento de Encerramento do Exercício de 2018, no auditório da SEFAZ-RJ, com o objetivo de orientar ...

ENCERRAMENTO – CMF Foto Carlos Magno SEFAZ 5

A Subsecretaria de Contabilidade Geral do Estado (SUBCONT) Sra. Stephanie Guimarães da Silva, promoveu na última quinta-feira (22/12) o evento de Encerramento do Exercício de 2018, no auditório da SEFAZ-RJ, com o objetivo de orientar sobre os procedimentos a serem observados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual e esclarecer dúvidas sobre a prestação de contas, ressaltando sua importância para a transparência e a assertividade na tomada de decisões. A abertura do evento contou com a participação do Secretário de Estado de Fazenda e Planejamento, Luiz Cláudio Gomes; do Controlador-Geral do Estado, Nestor Lima de Andrade; e da Subsecretária de Contabilidade Geral do Estado, Stephanie Guimarães da Silva.

A titular da Contabilidade destacou o rigor por parte dos órgãos de controle, do Tribunal de Contas e da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ) na análise das contas do estado, ressaltou a importância da análise contábil e da observância das normas e procedimentos definidos pela SUBCONT.

Marcelo Jandussi Walther de Almeida, Superintendente de Cadastro e Acompanhamento do Siafe-Rio, pontuou os 14 relatórios exigidos pela Deliberação TCE-RJ nº 248/08 bem como a forma correta de preenchimento e envio.

ENCERRAMENTO – CMF Foto Carlos Magno SEFAZ 8

O Superintendente de Normas Técnicas, Carlos Cesar do Santos Soares, sinalizou as principais demandas de normatização do setor e os desafios para 2019. Em seguida, o Coordenador de Produção de Normas e Estudos Contábeis, Hugo Freire Lopes Moreira, destacou as principais análises contábeis a serem feitas pelos Órgãos e Entidades e suas respectivas formas de regularização. Todos os procedimentos contábeis estão normatizados através do Manual de Análises e Procedimentos Contábeis para o Encerramento do Exercício de 2018. Além desse Manual existem mais 48 Notas Técnicas e outros 16 Manuais emitidos pela SUNOT.

Por fim, o Coordenador de Consolidação de Balanços e Relatórios Gerenciais, Celso de Brito Borba, destacou a importância que os órgãos devem ter em relação aos prazos de inscrição de Restos a Pagar e do repasse correto das informações para os Relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal.