Contadoria Geral do Estado participa da 55ª reunião do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais/AL
A Contadoria Geral do Estado, representada pelos Analistas de Controle Interno da SEFAZ/RJ Stephanie Guimarães (Assessora Especial do Contador Geral) e Carlos César (Coordenador de Configuração Contábil do Sistema Siafe-Rio), participou ..

GEFIN
A Contadoria Geral do Estado, representada pelos Analistas de Controle Interno da SEFAZ/RJ Stephanie Guimarães (Assessora Especial do Contador Geral) e Carlos César (Coordenador de Configuração Contábil do Sistema Siafe-Rio), participou da 55ª reunião do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais – GEFIN e da 30ª reunião ordinária do GT-06 – Contabilidade, realizado nos dias 21,22 e 23 de março em Maceió – Alagoas.
O GEFIN é um dos principais órgãos de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), sendo responsável pelo acompanhamento das questões fiscais e financeiras de ordem nacional, com impacto nas finanças dos estados federados.

GEFIN
Vários assuntos de extrema importância foram tratados na reunião do GT Contabilidade, como os desafios com relação ao envio da Matriz de Saldos Contábeis a Secretaria do Tesouro Nacional, obrigatório a partir de 2018, os impactos gerados pela nova metodologia de cálculo da Capacidade de Pagamento – CAPAG, a discussão sobre a futura proposta da inclusão dos gastos com pessoal das Organizações Sociais – OS no limite de gastos de despesa com pessoal, implantação do E-SOCIAL e apresentação sobre diagnóstico dos requisitos mínimos que os sistemas de administração financeira precisam atender e futuras melhorias.
O Secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, fez apresentação sobre a implantação de Sistema Integrado de Administração Contábil e Financeira – SIAFE, em Alagoas, trabalho realizado durante 2017 e colocado em produção em 2018, representando um grande avanço na gestão financeira do Estado. Ressaltou que a implantação trouxe melhoria nos processos nas Unidades Gestoras e no Tesouro Estadual, melhoria na programação financeira do Estado. Representantes de Alagoas exaltaram o esforço das equipes no projeto e afirmaram que o estabelecimento do tripé inovação, tecnologia e responsabilidade fiscal é fundamental para uma gestão fiscal e gestão financeira de excelência.
Várias apresentações sobre demandas atuais foram realizadas por representantes dos Estados e a participação do Estado do Rio de Janeiro e de todos os demais Estados é fundamental para contribuir com o intercâmbio de experiências, colaboração e solução dos problemas visando o fortalecimento de cada Estado diante das decisões no âmbito nacional e propor discussões sobre temas de interesse comum.