Contadoria Geral do Estado do Rio de Janeiro palestra sobre a Implantação das Normas Internacionais
A Contadoria Geral do Estado – CGE, no dia 23 de outubro, realizou apresentação em Brasília na 20ª Reunião do Grupo Técnico de Padronização de Procedimentos Contábeis – GTCON, reunião que ocorre semestralmente na Escola de Adminis
A Contadoria Geral do Estado – CGE, no dia 23 de outubro, realizou apresentação em Brasília na 20ª Reunião do Grupo Técnico de Padronização de Procedimentos Contábeis – GTCON, reunião que ocorre semestralmente na Escola de Administração Fazendária – ESAF, organizada pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN, que conta com a participação de representantes da União, dos Estados e dos Municípios. A reunião possui caráter técnico e consultivo, e o grupo se manifesta com objetivo de reduzir divergências, no que tange aos novos procedimentos contábeis, em benefício da transparência da gestão fiscal, da racionalização de custos nos entes da Federação e do controle social.
A CGE apresentou a experiência prática na convergência às normas internacionais, que compreende a implantação do novo plano de contas aplicado ao setor público, dos procedimentos patrimoniais e das demonstrações contábeis. O Contador Geral do Estado, Francisco Pereira Iglesias, abriu a apresentação com a demonstração da estrutura e do quantitativo atual de servidores, ressaltando o esforço da equipe em implantar os novos procedimentos, concomitantemente a implantação do novo sistema de execução orçamentária, patrimonial e financeira do Estado do Rio de Janeiro – SIAFE-Rio. A equipe da Contadoria, que foi representada pelos servidores Thiago Justino, Stephanie Guimarães e Douglas Jin, apresentou a experiência na adoção do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, implantado em 2013, destacando como pontos fortes a dedicação exclusiva da equipe, a preocupação em facilitar o trabalho dos usuários e o investimento em capacitação. Também foi apresentado o histórico da implantação dos procedimentos relacionados ao controle patrimonial dos bens e foi destacada como ponto positivo a mudança cultural que está ocorrendo gradualmente no Estado do Rio de Janeiro. Por fim, foi apresentada a experiência na parametrização das informações para a elaboração dos novos relatórios exigidos na elaboração das demonstrações contábeis e relatórios fiscais pertencentes à prestação de contas do Governador, apresentadas periodicamente.
O Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da STN, Leonardo Silveira do Nascimento, parabenizou o trabalho realizado pela equipe da CGE, apontando como pontos fortes a qualidade técnica da equipe, o esforço na elaboração de manuais próprios e no atendimento aos prazos definidos. Ressaltou a importância da troca de experiências entre os entes da Federação no atual momento, e afirmou que a Contadoria Geral do Estado é referência para outros entes da Federação na implantação dos novos procedimentos contábeis. Representantes do Grupo Técnico de Contabilidade do Grupo de Gestores Financeiros dos Estados – GEFIN ressaltaram como fator de sucesso o quantitativo de servidores da CGE, que conta com aproximadamente 130 funcionários, e destacaram o fortalecimento da Contabilidade como ingrediente fundamental para a Convergência às Normas Internacionais.