Formulários

O contribuinte deve utilizar o SEI (Sistema Eletrônico de Informação) para abertura de processo administrativo, selecionando o “Tipo de Processo” relativo ao IPVA.
NÃO UTILIZAR TIPOLOGIA PROCESSUAL DIVERSA para o imposto.

Informações sobre cadastramento e utilização do sistema SEI: www.fazenda.rj.gov.br/sei/usuarioexterno

Dúvidas sobre IPVA: ipva.atendimento@fazenda.rj.gov.br

Preencher da seguinte forma:
  1. Emitir Documento de Arrecadação: DARJ
  2. Tipo de pagamento: Taxas
  3. Tipo de documento: DARJ
  4. Data do pagamento: clicar em “Alterar”, escolher data e clicar em “Confirmar”
  5. Natureza: “Serviços Estaduais Fazendários”
  6. Serviços: “Reconhecimento do direito à fruição de benefício ou incentivo fiscal”
  7. Preencher CPF/CNPJ e clicar em “Confirmar”
  8. Preencher os campos: Razão Social/Nome, Endereço, UF, Município, CEP, Telefone
  9. Data Vencimento: deve ser igual à data de pagamento. Obs: se a data de vencimento estiver diferente, clicar em ‘Alterar Data’ e colocar igual à data do pagamento. Verificar os campos de ‘Valores em Reais’ se está preenchido ‘Valor atualizado’ e ‘Valor total’
  10. Informações Complementares: “ TAXA DE ISENÇÃO DE IPVA RENAVAM NNNNNNNNN PLACA AAANNNN”
  11. Clicar em “Confirmar item”

Na próxima página:
  1. Selecionar a linha correspondente
  2. Clicar em “Gerar DARJ”
  3. Imprimir
  4. Pagar exclusivamente no Banco Bradesco