O Estado do Rio de Janeiro está migrando seus processos administrativos do papel para o meio eletrônico, aumentando a eficiência, transparência e promovendo a redução de custos.

A sua expansão, no entanto, irá ocorrer de forma gradual, o que significa que ainda conviveremos com os processos físicos por algum tempo. Assim, para consultar o trâmite do seu processo, é necessário primeiro saber se ele esta em papel ou eletrônico.

UPO – Processos em Papel

Para processos em papel, iniciados pela letra E ou PD, utilize a busca pelo UPO. É importante ressaltar que alguns processos abertos em papel (consequentemente com o E) poderão migrar posteriormente para o SEI-RJ.

Nesses casos, para mantermos o princípio de que um processo tem apenas um número, o mesmo será migrado para o SEI-RJ com o seu número original. Dessa forma, mesmo que em pequena quantidade, existirão processos E no SEI-RJ.

SEI-RJ – Processos Eletrônicos

Os processos eletrônicos são iniciados pelas letras SEI e seu tramite deve ser consultado pelo botão SEI-RJ, acima.

Mais informações podem ser obtidas no site www.sei.rj.gov.br/portal. Na área de acesso rápido, é possível esclarecer dúvidas no FAQ, obter informações sobre a capacitação dos servidores, consultar a legislação em vigor e, ainda, verificar o passo a passo para o guia de implantação do sistema.